Obesos com mais massa muscular têm melhor saúde cardiovascular

Com o objectivo de reduzir o risco de doenças cardiovasculares causadas pela obesidade, um grupo de investigadores do Medical Center of Georgia (MCG), nos Estados Unidos, estuda ratinhos obesos verificando se o facto de terem mais massa muscular melhora a saúde do coração.
A obesidade e a diabetes aumentam o risco para doenças cardiovasculares.A investigação pretende demonstrar que maior quantidade de músculo pode reduzir esse risco.

De facto, a massa muscular é mais vascularizada e os músculos usam mais oxigénio e energia e consomem mais glicose do que a massa gorda. "A gordura não consome muita energia e não é muito vascularizada", disse David Stepp, biólogo vascular da Faculdade de Medicina da Geórgia. "Os músculos e os nervos, por outro lado, geram electricidade. O coração e os vasos sanguíneos também funcionam com maior fluxo de sangue e o risco de diabetes é reduzido pela capacidade dos músculos de eliminação de glicose".

Este estudo vem de encontro ao que se costuma dizer: tem mais saúde um gordinho que se exercite regularmente do que um magrinho sedentário.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas