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O QUEIJO FAZ ENGORDAR


O jornal "New York Times" de hoje publica uma grande reportagem sobre os perigos do queijo e a má influência que alguns departamentos governamentais podem exercer sobre os hábitos de alimentação da população.

É sabido que o queijo é um fonte de gordura saturada, o que está na origem não só de obesidade como de problemas cardíacos (ver o meu livro "Emagrecer É...", acabado de sair na Gradiva, na secção "Cuidado com o queijo"). Ora o Dairy Management, um organismo dependente do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos promoveu acções de marketing que levaram ao aumento de consumo do queijo. Por exemplo, a popular empresa de pizzas "Domino", confrontada com o declínio do consumo de pizzas, recorreu a esse organismo para publicitar uma nova pizza com muito mais queijo (40 por cento mais!), e, portanto, muito mais danosa para a saúde. Foi um êxito de vendas e um prejuízo para a saúde pública.

De que vale afinal a tentativa da primeira-dama Michelle Obama de promover refeições saudáveis se o próprio governo actua em sentido contrário, chegando a propagandear, em campanhas caras, dietas baseadas em queijo e outros alimentos cheios de gordura?
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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
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2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…