O QUEIJO FAZ ENGORDAR


O jornal "New York Times" de hoje publica uma grande reportagem sobre os perigos do queijo e a má influência que alguns departamentos governamentais podem exercer sobre os hábitos de alimentação da população.

É sabido que o queijo é um fonte de gordura saturada, o que está na origem não só de obesidade como de problemas cardíacos (ver o meu livro "Emagrecer É...", acabado de sair na Gradiva, na secção "Cuidado com o queijo"). Ora o Dairy Management, um organismo dependente do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos promoveu acções de marketing que levaram ao aumento de consumo do queijo. Por exemplo, a popular empresa de pizzas "Domino", confrontada com o declínio do consumo de pizzas, recorreu a esse organismo para publicitar uma nova pizza com muito mais queijo (40 por cento mais!), e, portanto, muito mais danosa para a saúde. Foi um êxito de vendas e um prejuízo para a saúde pública.

De que vale afinal a tentativa da primeira-dama Michelle Obama de promover refeições saudáveis se o próprio governo actua em sentido contrário, chegando a propagandear, em campanhas caras, dietas baseadas em queijo e outros alimentos cheios de gordura?
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