O PERIGO DOS COGUMELOS


O cogumelo de cima parece inofensivo mas é muito venenoso! Tem o nome científico de Entoloma sinuatum e encontra-se na lista da Wikipédia de cogumelos venenosos, absolutamente a evitar. Têm vindo a lume notícias de fatalidades ocorridas em Portugal por ingestão de cogumelos venenosos. Houve uma morte de um tailandês em Setúbal e uma criança de Bragança que teve de fazer um transplante hepático nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Em Portugal como em vários países na Europa costuma-se apanhar cogumelos nesta altura do ano. Embora o número de cogumelos venenosos seja relativamente pequeno, convém perguntar a especialistas se se podem comer os cogumelos que se apanharam no campo. Desconfiar de métodos caseiros para averiguar na panela se os cogumelos são bons ou não! Bem sei que os cogumelos comestíveis são uma tentação e, como digo no meu livro, são até um alimento saudável. Mas não seleccionar os cogumelos que se comem é um erro que pode custar muito caro a quem o comete, como mostram os exemplos recentes.

No caso de haver sinais de intoxicação, deve-se ir imediatamente ao hospital levando uma amostra do que se comeu. Mas mais vale prevenir do que remediar...
Postar um comentário

Postagens mais visitadas