Quer emagrecer na barriga?


A gordura abdominal é indesejada, quer por ser responsável pelo síndroma metabólica, quer por razões meramente estéticas. É possível emagrecer na barriga, isto é, diminuir a gordura abdominal através de cuidados alimentares específicos combinados com o exercício físico, que não tem de ser localizado. Qualquer exercício que aumente a frequência cardíaca até 140 pulsações por minuto é indicado para queimar calorias e reduzir a gordura corporal (esteja ela localizada na barriga, nas costas, nos braços ou nas coxas). Deve ser praticado diariamente ou, pelo menos, sempre que for possível. Quanto aos cuidados alimentares específicos o que há a fazer é abolir o açúcar e os doces da alimentação. Tenho verificado, nas minhas consultas, que a gordura da barriga aumenta sempre que as pessoas comem doces. Recentemente, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition dá conta que é possível diminuir em 10% o volume de gordura visceral substituindo os cereais refinados pelos integrais. Esta medida é válida para o pão, arroz, massa e bolachas.

Referência:
- N. M. McKeown, L. M. Troy, P. F. Jacques, U. Hoffmann, C. J. O'Donnell, C. S. Fox. Whole- and refined-grain intakes are differentially associated with abdominal visceral and subcutaneous adiposity in healthy adults: the Framingham Heart Study. American Journal of Clinical Nutrition, 2010
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