Campanha Contra as Infecções Hospitalares

Entre os dias 17 e 23 de Outubro decorre a semana internacional de prevenção de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS). A questão das IACS é de fundamental importância para todas as instalações de serviços de saúde e para todos os consumidores dos serviços de saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em breve 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo vão sofrer de infecções adquiridas em hospitais.

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) estimou em 98 987 o número de mortes por infecções associadas aos cuidados da saúde naquele país em 2002.

Atingindo milhares de pacientes por ano, as IACS prolongam o internamento, aumentam a possibilidade de retorno ao hospital e encarecem os custos de tratamento por doente.

O Programa Informativo de IACS é parte de uma campanha nacional de consciencialização para profissionais de saúde intitulada “Infecção Aqui Não”, a qual fornece às instituições de saúde um kit com folhetos informativos, dicas de protecção para os pacientes e cartazes. Para mais informações consulte o Programa Informativo de IACS.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas