OS LEITORES QUEREM SABER

Uma leitora deste blogue colocou-me perguntas cujas respostas partilharei com todos os restantes leitores num novo espaço semanal, todas as terças-feiras, que hoje começa e se intitula OS LEITORES QUEREM SABER. A partir desta semana os leitores que pretenderem saber mais sobre algum assunto relacionado com alimentos, nutrição, saúde ou longevidade podem colocar questões, utilizando para isso o espaço dos comentários ou o meu e-mail (ver coluna lateral). Espero que as respostas aqui dadas venham a interessar mais leitores.

"Sou uma leitora fiel deste blogue. Tenho tirado dele muitas ideias... Quero perguntar-lhe duas coisas:
1. Quando é o lançamento do livro?
2. Tenho uma amiga que tem um linfoma não-Hodgkin, B, indolente, folicular, que não está a fazer qualquer tipo de quimioterapia. Aconselha algum tipo especial de dieta? Pode dar-me só algumas dicas?
Obrigada! "

1. O meu livro "Emagrecer é...", deve sair em Outubro, mas eu darei conta da sua publicação neste blogue.

2. Quanto à sua amiga, com linfoma não-Hodgkin:

O linfoma não-Hodgkin, B, indolente é um cancro do sistema linfático que afecta principalmente os linfócitos B (ou células B) e é indolente porque o seu crescimento é lento. Este tipo de linfoma é mais frequente em pessoas adultas.

Apesar de não existirem recomendações alimentares específicas para o tratamento deste tipo de linfoma sabe-se que a alimentação pode dar uma preciosa ajuda em qualquer tipo de cancro. Assim, recomenda-se manter uma alimentação à base de legumes, frutas e pouca carne ou outros alimentos proteicos. A sopa de legumes deve estar presente nas duas principais refeições. Deve dar-se preferência ao peixe que pode ser acompanhado por saladas, temperadas com vinagre e azeite, ou legumes cozidos ou salteados em azeite e alho. Os bróculos, por exemplo, contêm poderosos compostos antioxidantes (sulforafano) descritos na prevenção e tratamento de diversos tipos de cancro. As frutas devem ser variadas, mas não podem faltar os citrinos e as uvas pretas, mirtilos e todas as bagas azuis ou roxas pelo mesmo motivo dos bróculos. Usar ervas para tempero (saliento a salsa picada crua). Evitar o leite, pelo elevado teor em triptofano, e os doces porque o açúcar alimenta as células cancerígenas (a frutose pode ser usada em alternativa). Deve também incluir semanalmente algumas azeitonas porque contêm ácido oleico e outros nutrientes que inibem determinados factores de crescimento do cancro. E para beber durante o dia a escolha deve recair no chá verde ou preto, quente ou frio. Mas não se esqueça que o deve beber sem açúcar...
1 comentário

Postagens mais visitadas