Raparigas Atingem Cada Vez Mais Cedo a Puberdade

Notícia que me foi enviada pela nutricionista Alexandra Mendes:

Um estudo realizado por investigadores do Breast Cancer and Environment Research Centers, nos Estados Unidos, mostrou que as raparigas atingem a puberdade cada vez mais cedo: entre 2004 e 2006 duas vezes mais raparigas caucasianas com sete anos tiveram aumento do peito em comparação com idêntica população no ano de 1997.

Dadas as provas de que o início da puberdade nas raparigas acontece cada vez mais cedo os cientistas sugerem que tal facto se deve ao aumento da obesidade infantil ou à exposição a produtos químicos ambientais, que também se podem encontrar nos alimentos.

A puberdade precoce é preocupante porque a produção de estrogénio, uma hormona feminina cuja produção aumenta durante o desenvolvimento sexual, leva a uma exposição mais prolongada a esta hormona, o que é factor de risco de cancro da mama. Contudo, ainda é cedo para dizer se a actual geração de raparigas, que é a primeira a mostrar sinais de puberdade prematura massivamente, virá ou não a revelar maior taxa de cancro da mama na idade adulta.

O estudo irá seguir as raparigas por mais cinco anos, quando a maioria delas tiver o seu primeiro período menstrual. Um dos autores, Frank Biro, espera que a continuação da pesquisa permita clarificar as causas da referida prematuridade, mas especula que um dos problemas será o excesso de peso e a obesidade, uma vez que o estrogénio é apreendido pelo tecido adiposo.

Fonte: www.time.com

Postar um comentário

Postagens mais visitadas