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Probióticos reduzem as cólicas dos bebés

A Organização Mundial de Saúde defeniu probióticos como "organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro". De facto, os probióticos surpreendem pelo papel que desempenham tanto na prevenção como no tratamento de diversas doenças. Esta semana ficamos a saber que podem ter um efeito calmante das cólicas em bebés amamentados. Savino e colaboradores provaram isso mesmo num trabalho realizado com 50 bebés com cólicas e amamentados ao peito. No estudo randomizado, duplo cego com placebo, significa isto que nem o investigador nem o paciente sabe quem está a tomar os probióticos nem os placebos, foram fornecidos uma estirpe de lactobacilos ou placebos durante vinte e um dias. Os resultados foram obtidos a partir de questionários feitos aos pais em relação à frequência do choro dos bebés.
Apesar da amostra ser pequena os resultados surpreenderam, porque praticamente não existem efeitos colaterais pela administração dos probióticos. Esta pode ser a solução para reduzir o sofrimento de muitos bebés nos primeiros meses de vida.

Fonte
http://pediatricsblog.blogspot.com/2010/08/probiotics-may-be-calming-influence.html
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

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Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…