O Mito do Leite


Transcrevo crónica do pediatra Paulo Oom, publicada há uns meses no jornal i acerca de dar ou não dar o leite às crianças à ceia. O Dr Paulo Oom é autor do livro "O Plano de Saúde das Crianças - Guia Médico para Pais e Professores":


"A alimentação das crianças ocupa um lugar muito importante no dia-a-dia de todos os pais e mães. Mas não é tarefa fácil. Exige conhecimentos, força de vontade, persistência e muito carinho. E é uma tarefa complicada pelas mil opiniões que circulam sobre o que se deve e não deve dar de comer, quais os hábitos mais saudáveis ou as regras mais importantes. E se a avó diz "está tão magrinho...." parece que o mundo desaba e que está a passar aos pais um atestado de incompetência. A alimentação das crianças obedece a regras muito simples e ao uma quantidade enorme de bom senso. Apesar disto, existem ainda muitos mitos sobre alguns aspectos da alimentação das crianças.

Um deles diz respeito à ceia. No bebé mais pequeno, que come de três ou de quatro em quatro horas, não podemos falar de ceia. Após o nascimento da criança demora alguns meses até adquirir um horário de refeições semelhante ao dos adultos. Mas a partir dos seis meses, a ceia pode ser dispensada. Não quer dizer que seja proibida, apenas que só deve ser dada se a criança a pedir, e que esta não deve ser acordada de propósito para que possa beber um leitinho. Este esquema pode manter-se até cerca de um ano de idade. Nessa altura, já a criança come de tudo, com refeições completas. Os seus dentes estão na fase de erupção mais acelerada e devem ser cuidados com carinho, o que inclui a escovagem de manhã e à noite, antes de ir para a acama. Por esta altura, o mais correcto é abolir a ceia. A partir dos doze meses de idade, o leite à noite pouco acrescenta em termos de calorias. O que a criança deixa de ingerir à noite acaba por compensar durante o dia. E o leite à noite fica na superfície dos dentes acabando por facilitar o aparecimento de cáries."

Fonte de Imagem:
http://www.thinkvedic.com/2009/04/16/questions-answered-about-milk

Postar um comentário

Postagens mais visitadas