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CAFÉ PREVINE ALZHEIMER


Não param de surgir estudos que comprovam os benefícios para a saúde do consumo regular de café. Dois cientistas portugueses, Alexandre Mendonça e Rodrigo Cunha, concluiram que a cafeína pode prevenir ou atrasar doenças neurodegenerativas como o Alzheimer ou o Parkinson num trabalho ao qual é dedicado uma edição especial do Journal of Alzheimer's Disease (JAD), disponível para consulta gratuitamente. No estudo através do qual, os autores, tentaram perceber quais os hábitos de consumo de café que cada paciente teve durante os vinte anos anteriores ao aparecimento da doença de Alzheimer, concluiu-se que quem apresentava a doença tinha consumido menos cafeína do que quem não sofria de demência.

Alexandre de Mendonça, um dos autores, adverte, no entanto, que apesar de existir a relação entre a cafeína e memória, esta pode não ser linear. Pode haver outros factores desconhecidos ou difíceis de quantificar. Por exemplo, geralmente as pessoas mais activas também bebem mais café para melhorarem o seu desempenho pelo que não se sabe se o que ajuda a prevenir a degenerescência das células cerebrais é o exercício mental ou a cafeína. De qualquer modo é uma boa notícia para os apreciadores de café, como eu. Vou fazer uma pausa para café!

Imagem
http://espacodecorado.com/2009/04/maquina-de-cafe-expresso-portatil/
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

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O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…