EU SOU 12 POR 8!

"Eu sou 12 por 8" é o slogan da campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) contra a hipertensão arterial. 12 por 8 são os valores ideais, recomendáveis de tensão arterial e correspondem ao modo como habitualmente nos referimos ao valores máximo (pressão sistólica) e mínimo (pressão diastólica) da tensão arterial.

Esta acção pioneira é focada nas redes sociais com o objectivo de informar e conscientizar a população sobre a importância de manter a tensão arterial estabilizada. A campanha será centrada no twitter, orkut, facebook e blogs, além de um hotsite exclusivo.

Marcus Bolívar Malachias, cardiologista da SBC lembra que "a pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, cerca de 30 milhões de pessoas, é responsável por 47% dos infartos, 54% dos AVCs (derrames) e 25% dos casos de insuficiência renal. A hipertensão mata 7,6 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo que mais da metade das vítimas têm entre 45 e 69 anos. Nesta última década, a hipertensão não tratada já fez mais de 70 milhões de vítimas fatais. O mais grave é que apenas um brasileiro em cada quatro sabe que tem a doença e dos que sabem, poucos se tratam. A hipertensão não apresenta sintomas."

A nossa realidade não é diferente da dos brasileiros. As doenças cardiovasculares continuam em primeiro lugar no top das causas de morte e muita gente não sabe que tem o principal factor de risco, a hipertensão. Boas ideias, como esta, devem ser divulgadas. O "comerbemateaos100" abraça esta causa!
A propósito, sabem que EU SOU 12 POR 8?

Mais informação sobre a hipertensão arterial aqui.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas