VITAMINAS DO COMPLEXO B PREVINEM DOENÇAS CARDIOVASCULARES


As vitaminas B6, B12 e o ácido fólico (vitamina B9) baixam os níveis de homocisteína, um aminoácido sulfurado associado às doenças cardiovasculares. O interesse pelo estudo da homocisteína aumentou quando se demonstrou que a elevação de seu teor plasmático estava associado a um maior risco de doença coronária, bem como a deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12. Elevadas quantidades deste aminoácido podem danificar as artérias e promover a formação de coágulos. De acordo com um estudo conduzido pelo cientista japonês Hiroyasu Iso da Universidade de Osaka, que envolveu como voluntários cerca de 23 119 homens e 35 611 mulheres, com idades entre os 40 e os 79 anos, as pessoas que seguem uma alimentação rica nestas vitaminas do complexo B, correm menos risco de morrer por doenças cardiovasculares.

O ácido fólico ou vitamina B9 encontra-se nos vegetais de folha verde escura, fruta, cereais integrais e leguminosas. A vitamina B6 e B12 existem em maiores quantidades no peixe, fígado, carne leite, ovos e cereais integrais.

O estudo foi publicado na revista Stroke da American Heart Association (AHA).


Referência

Renzhe Cui, Hiroyasu Iso, Chigusa Date, Shogo Kikuchi, Akiko Tamakoshi for the Japan Collaborative Cohort Study Group. “Dietary Folate and Vitamin B6 and B12 Intake in Relation to Mortality From Cardiovascular Diseases. Japan Collaborative Cohort Study.” Stroke, Apr 2010; doi:10.1161/STROKEAHA.110.578906.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas