BRÓCULOS CONTRA O CANCRO DE MAMA

Mais uma amiga a quem foi diagnosticado cancro de mama... Acredito que a alimentação faz toda a diferença quer no plano da prevenção do cancro, quer nas fases do seu tratamento. Este post é-lhe dedicado a ela e a todas as mulheres que sofrem desta patologia.

Um trabalho recentemente publicado por cientistas da Universidade de Michigan, na revista científica Clinical Cancer Research, mostra como o sulforafano, um composto presente nos brócolos e nos rebentos de brócolos, pode ajudar a prevenir ou tratar o cancro da mama. Este composto actua sobre as células-tronco (células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras) cancerosas destruindo-as, o que impede o crescimento de novos tumores.

"O sulforafano foi estudado, anteriormente, devido à sua acção anti-cancro, mas esta investigação mostra que o benefício está na inibição das células-tronco do cancro de mama. Esta nova visão sugere o potencial do extracto de brócolos para prevenir ou tratar o cancro", explicou o autor do estudo, Duxin Sun.

Talvez a suplementação com sulforafano seja uma possível estratégia de tratamento e prevenção da doença baseada no extracto do vegetal. No entanto, os investigadores advertem: "o actual estudo ainda não foi testado em pacientes, e a população não deve adicionar os suplementos de sulforafano à sua dieta neste momento."

Mas podem comer brócolos!

Referência
Y. Li, T. Zhang, H. Korkaya, S. Liu, H. F. Lee, B. Newman, Y. Yu, S. G. Clouthier, S. J. Schwartz, M. S. Wicha, D. Sun. Sulforaphane, a Dietary Component of Broccoli/Broccoli Sprouts, Inhibits Breast Cancer Stem Cells. Clinical Cancer Research, 2010; 16 (9): 2580
Postar um comentário

Postagens mais visitadas