AS UVAS NA PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR E DE DIABETES


Cientistas da University of Michigan Health System realizaram um estudo com ratinhos para avaliar o efeito que uma dieta, tipicamente americana, mas rica em uvas, tem na prevenção dos factores de risco de síndroma metabólica, uma condição que afecta 50 milhões de americanos.
Os animais que receberam uvas na dieta tiveram pressão arterial mais baixa, melhor função cardíaca, indicadores sanguíneos de redução da inflamação no coração, níveis mais baixos de triglicerídeos e melhor tolerância à glicose. Estes resultados foram observados apesar dos animais não terem tido nenhuma mudança no peso corporal.

"A redução destes fatores de risco pode retardar o aparecimento de diabetes ou de doença cardíaca, ou diminuir a severidade das doenças", diz E. Mitchell Seymour, Ph.D., o investigador responsável pelo estudo.

As uvas contêm altos níveis de fitoquímicos antioxidantes, como o resveratrol, por exemplo, provavelmente os responsáveis por estes efeitos cardioprotectores e de prevenção da diabetes.

Não custa nada apostarmos numa alimentação com mais fruta rica em fitoquímicos, como as uvas, para estarmos mais protegidos das doenças que são responsáveis pelo maior número de mortes nas civilizações ocidentais.

Fonte
Sciencedaily.com
2 comentários

Postagens mais visitadas