OS HIDRATOS DE CARBONO DE ALTO IG FAZEM PIOR ÀS MULHERES DO QUE AOS HOMENS

Consumir hidratos de carbono (HC) de alto índice glicémico (IG) parece estar associado com um maior risco de doença cardíaca coronária nas mulheres, de acordo com um estudo publicado no dia 12 de Abril de 2010 no Archives of Internal Medicine.

O Índice Glicémico (IG) dos alimentos é um parâmetro que permite avaliar o efeito que cada alimento fornecedor de HC tem sobre a glicemia (concentração de glicose no sangue).

A alimentação rica em HC aumenta os níveis de glicose no sangue que por sua vez pode fazer aumentar os níveis de triglicerídeos, um tipo de gordura constituída por uma molécula de glicerol e três ácidos gordos, que circula no sangue e que se deposita nas células gordas (adipócitos).

Duas das principais causas das doenças coronárias são precisamente os altos níveis de colesterol e de triglicerídeos séricos, mas enquanto que o colesterol sobe pelo consumo excessivo de gordura saturada, os triglicerídeos aumentam devido ao consumo frequente de açúcares rápidos (os tais HC de alto IG).

Os autores do estudo chegaram à conclusão que: "um alto consumo de alimentos com HC de alto índice glicémico (como açúcar, doces, bolos, pão branco, etc.) parece influenciar mais o risco de desenvolver doença cardíaca coronária, do que a quantidade total de HC consumidos".

Referência: Sabina Sieri; Vittorio Krogh; Franco Berrino; Alberto Evangelista; Claudia Agnoli; Furio Brighenti; Nicoletta Pellegrini; Domenico Palli; Giovanna Masala; Carlotta Sacerdote; Fabrizio Veglia; Rosario Tumino; Graziella Frasca; Sara Grioni; Valeria Pala; Amalia Mattiello; Paolo Chiodini; Salvatore Panico. Dietary Glycemic Load and Index and Risk of Coronary Heart Disease in a Large Italian Cohort: The EPICOR Study. Arch Intern Med, 2010; 170 (7): 640-647
Postar um comentário

Postagens mais visitadas