sexta-feira, 23 de abril de 2010

Leite sem lactose não é para diabéticos


Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão . Nem tudo o que parece é!

2 comentários:

Anônimo disse...

Putz!!! Então quer dizer que os diabéticos, com intolerancia à lactose, nunca vão poder ingerir o leite sem lactose? Aliás, faz muito tempo que procuro uma marca que não tenha a observação ("atenção diabéticos: contém glicose") e ainda não obtive sucesso. EXISTE ALGUMA MARCA QUE NÃO TENHA GLICOSE?

Anônimo disse...

então tem uma marca conhecida como casa da ovelha q oferece produtos sem lactose e zero de açucar...