Emagrecer é...

Escrever um diário alimentar e de exercício físico

Anotar num diário, em papel, ou num PDA (Personal Digital Assistent) ou num laptop, tudo o que se come e bebe assim como o tempo dispendido a praticar exercício físico pode ser uma boa estratégia para complementar o regime alimentar de emagrecimento. De facto, alguns estudos têm mostrado que quem mantém um diário alimentar não só emagrece mais como também não volta a engordar. De todos os que têm passado pela minha consulta, o "campeão de perda de peso" (como eu lhe chamo), fez isso mesmo. Registou diariamente durante um mês (que é o tempo que decorre entre a primeira e a segunda consulta), tudo o que comeu e bebeu e registou também o tempo de corrida na passadeira que fazia todas as manhãs, em casa, antes de ir trabalhar. Isto obrigou-o obviamente a algum sacrifício para ser mais disciplinado mas, ao mesmo tempo, ajudou-o resistir melhor às tentações alimentares. Resultado: perdeu sete quilos de gordura (a minha balança permite analisar a composição corporal total e por segmentos: pernas, braços e troco) e só lhe faltam quatro quilos para alcançar o seu objectivo de peso. Parabéns!


Quer começar hoje o seu diário alimentar? Deixo algumas regras que poderão ajudar:
  • O instrumento de registo deve sempre acompanhá-lo(a), quer se trate de uma caderno, do PDA ou do laptop. Veja qual destes modelos melhor se adapta no seu caso.

  • Não espere o fim do dia para anotar o que comeu e bebeu. O registo alimentar deve ser feito ao longo do dia, de preferência logo após a refeição. Daqui resulta um controlo mais eficaz da ingestão alimentar.
  • Registe a hora das refeições e a hora de tudo o que come.

  • Refira o tamanho das porções do que comeu. Por exemplo, para o almoço: um prato de sopa de legumes, um bife, duas colheres de sopa de arroz, meio prato de salada mista, um copo de água e uma maçã.

  • Mantenha os registos mesmo nos dias de festa ou naqueles em que não se conseguiu controlar tão bem. Todos temos dias assim, mas é mais fácil mudar o que é medido e avaliado.
2 comentários

Postagens mais visitadas