Emagrecer é...

Tirar partido desta época do ano, que é a melhor para emagrecer

À medida que a temperatura sobe, sobe também a vontade de emagrecer. De facto a época do ano que estamos a viver, a Primavera e depois o Verão, favorece a perda de peso por diversos motivos. Por um lado, apetecem mais alimentos menos calóricos como saladas mistas variadas, alimentos de baixa densidade energética que permitem "encher" a barriga com poucas calorias. Por outro lado, os dias maiores permitem praticar exercício físico até mais tarde ainda com a luz do dia, mesmo depois do jantar e o tempo é também, em geral, melhor.

A quantidade de vegetais e frutas disponíveis aumenta significativamente e também aumentam as variedades de fruta mais ricas em água o que as torna uma prioridade na alimentação por terem ainda menos calorias. Estou a lembrar-me dos pêssegos, ameixas, pêras das qualidades mais sumarentas, melão, melancia, meloa, uvas, cerejas e morangos todos também boas fontes de nutrientes antioxidantes. A fruta, apesar de ser doce, é sempre a melhor alternativa às outras sobremesas doces.

O exercício físico é essencial no processo de emagrecimento: é tão importante como o cuidado na alimentação. Faz o corpo consumir a gordura depositada nas células gordas durante o Inverno ajudando a perder peso mais depressa. O recomendável, como temos visto, são 60 minutos por dia de exercício moderado, como caminhar. Se dispuser de menos tempo, deve aumentar a velocidade da marcha e transformá-la em corrida à medida que vai ganhando "endurance". Será óptimo manter a frequência diária do exercício, mas, se tal não for possível, procure aumentar o seu tempo de duração nos dias em que o puder praticar.
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