Pular para o conteúdo principal

Emagrecer é...

Tirar partido desta época do ano, que é a melhor para emagrecer

À medida que a temperatura sobe, sobe também a vontade de emagrecer. De facto a época do ano que estamos a viver, a Primavera e depois o Verão, favorece a perda de peso por diversos motivos. Por um lado, apetecem mais alimentos menos calóricos como saladas mistas variadas, alimentos de baixa densidade energética que permitem "encher" a barriga com poucas calorias. Por outro lado, os dias maiores permitem praticar exercício físico até mais tarde ainda com a luz do dia, mesmo depois do jantar e o tempo é também, em geral, melhor.

A quantidade de vegetais e frutas disponíveis aumenta significativamente e também aumentam as variedades de fruta mais ricas em água o que as torna uma prioridade na alimentação por terem ainda menos calorias. Estou a lembrar-me dos pêssegos, ameixas, pêras das qualidades mais sumarentas, melão, melancia, meloa, uvas, cerejas e morangos todos também boas fontes de nutrientes antioxidantes. A fruta, apesar de ser doce, é sempre a melhor alternativa às outras sobremesas doces.

O exercício físico é essencial no processo de emagrecimento: é tão importante como o cuidado na alimentação. Faz o corpo consumir a gordura depositada nas células gordas durante o Inverno ajudando a perder peso mais depressa. O recomendável, como temos visto, são 60 minutos por dia de exercício moderado, como caminhar. Se dispuser de menos tempo, deve aumentar a velocidade da marcha e transformá-la em corrida à medida que vai ganhando "endurance". Será óptimo manter a frequência diária do exercício, mas, se tal não for possível, procure aumentar o seu tempo de duração nos dias em que o puder praticar.
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…