A DIETA DOS ESTUDANTES


Daphne Oz, 24 anos, a filha de um dos médicos mais famosos do mundo, o Dr. Mehmet Oz (co-autor dos livros da série "You"), quando estudou na Universidade de Princeton, teve de lidar com os problemas de má nutrição nas universidades americanas. Conseguiu, porém, formar-se com 15 kg a menos do que quando entrou. O seu livro "A Dieta dos Estudantes", que acaba de ser publicado pela Lua de Papel, explica como fez. Ensinamentos, sem dúvidas, oportunos numa época em que os estudantes portugueses se preparam para a época das festas, normalmente caracterizadas por desregulações alimentares.

O pai escreveu o prefácio que começa assim:
"Sou cirurgião cardiovascular. Todos os dias abro um tórax e vejo os tubos ferrugentos de mais um paciente com as artérias obstruídas por causa dos maus hábitos alimentares. Eu e os meus colegas tratamos de pacientes cada vez mais jovens, porque os estragos provocados pelo envelhecimento atacam uma geração que cresceu com muitas tentações e pouca orientação prática para seguir um estilo de vida saudável. Quase todos estavam bem na adolescência, mas a maioria acabou por tomar decisões fatídicas que prejudicaram as suas vidas para sempre.

Começa com uma bolacha aqui e ali e mais um donut ao domingo e depois outro à segunda e mais dois ao sábado. Depois é mais uma barra de chocolate ou qualquer coisa do género, uma colher de geleado e três fatias de pizza em vez de duas. Na universidade, ter de estudar muito (e socializar ainda mais) implica saltar a parte do ginásio e poupar na boa alimentação. E quando chega a hora do American Idol, preferem sentar-se no sofá a desligar a televisão. A única parte do corpo que acabam por exercitar é o polegar direito. (Claro que carregar grades de refrigerantes não conta).

Rapidamente, a barriga cresce e a roupa fica demasiado apertada. E, de repente, um dia, vêem-se ao espelho, ou vêem uma fotografia vossa em fato de banho, ou são os botões das calças que começam a saltar e apercebem-se. Têm o corpo todo mole, que mais faz lembrar um gelado a derreter."
Postar um comentário

Postagens mais visitadas