NÃO HÁ FRUTAS PROIBIDAS EM DIETA


As frutas são alimentos com uma densidade energética baixa pelo que podem e devem ser consumidos por quem pretenda perder peso. Felizmente existe uma grande variedade de frutas , maiores ou mais pequenas, mais ou menos doces, com mais ou menos água, que nos permite ir variando todos os dias. Quando digo, como no post anterior, que não devemos comer mais do que duas peças de fruta de cada vez, é para que não haja ingestão de uma quantidade exagerada de frutose (o açúcar da fruta) de uma só vez. Uma peça de fruta, ou melhor, uma porção de fruta corresponde aproximadamente 80 g de fruta, isto é:
  • 1 peça se for maçã, laranja, pêra, kiwi de tamanho grande, maracujá, banana da Madeira, diospiro, pêssego, etc.
  • 1 fatia de ananás, abacaxi, melancia ou melão
  • 2 tangerinas, 4 ameixas, 6 nêsperas
  • 1 taça do tamanho de uma chávena almoçadeira de morangos, cerejas, uvas, mirtilos ou framboesas
  • metade de manga, de abacate ou de meloa.
Não há frutas proibidas numa dieta nem há nenhuma contra-indicação em comer frutas diferentes à mesma refeição, desde que a ingestão não seja muito superior a 160 g de fruta de cada vez. Ainda pensa que a fruta faz engordar? Some as calorias das seis peças de fruta que estão na imagem. O total de 366 kcal é muito menos das que fornece um queque ou um croissant. Pense nisto e comece a ver na fruta uma alternativa aos seus lanches habituais.
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