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Multivitamínicos e Cancro da Mama

Um estudo prospectivo, em que foram seguidas cerca de 35000 mulheres durante dez anos, realizado por investigadores suecos e publicado no dia 24 de Março no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que as que consumiram frequentemente complexos multivitamínicos tiveram um risco aumentado de sofrerem de cancro da mama. Embora os investigadores não possam afirmar que os multivitamínicos tenham sido a causa do cancro da mama, o que é certo é que se detectou essa associação. A Dra Susanna Larsson, responsável pela investigação, aconselha o uso prudente de qualquer suplemento vitamínico que deverá ser prescrito pelo médico ou nutricionista. Uma alimentação rica em frutas e vegetais variados fornece de forma adequada todos estes micronutrientes nas proporções e quantidades necessárias a uma boa saúde.

Referência
Susanna C Larsson, Agneta Åkesson, Leif Bergkvist, and Alicja Wolk. "Multivitamin use and breast cancer incidence in a prospective cohort of Swedish women." American Journal Clinical Nutrition (March 24, 2010). doi:10.3945/ajcn.2009.28837
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…