A CELULITE


A celulite manifesta-se quase exclusivamente no sexo feminino, sendo o problema estético que mais preocupa as mulheres. Trata-se de uma manifestação externa de um distúrbio na fisiologia do tecido conjuntivo que está por baixo da pele de determinadas zonas do corpo (ancas, coxas, pernas, nádegas, etc.). Do ponto de vista médico, a celulite foi considerada no princípio do século passado como uma inflamação das células, daí a terminação grega «itis», que em medicina significa inflamação (exemplos: bronquite, gastrite, apendicite, amigdalite...).

Confunde-se muitas vezes obesidade e celulite, mas não são a mesma coisa nem se combatem do mesmo modo. Obesas e magras podem ter celulite.

A celulite está ligada a factores hereditários e fisiológicos, mas também sofre a influência da alimentação e do estilo de vida. Apesar de ser difícil eliminá-la totalmente é possível preveni-la e amenizá-la mudando hábitos alimentares e praticando exercício físico. Os cremes e as massagens podem também atenuá-la estimulando a circulação local, mas não é bom criar muitas expectativas porque só por si não resolvem o problema. Mas, voltando à alimentação, o que deve ser evitado são as bebidas alcoólicas, os refrigerantes, o açúcar refinado, os doces, os alimentos à base de farinhas refinadas (pão de forma, pão de hamburguer, croissants, brioches, bolachas, cereais de pequeno-almoço, etc.) os fritos, as gorduras saturadas (hidrogenadas incluídas) e o sal ou sódio (consultar sempre os rótulos dos alimentos).

Aumentar o consumo de frutas (em particular o ananás e o abacaxi por terem propriedades anti-inflamatórias), legumes, leguminosas, cereais integrais e água. Sugiro um prato de sopa todos os dias a inaugurar as duas principais refeições por ser uma boa forma de ingerir uma quantidade ideal de água e de legumes. Estas medidas alimentares associadas à prática de exercício físico contribuem para a redução da massa gorda e aumento da massa muscular, alteração fisiológica indispensável no combate à celulite.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas