BEBER VINHO NÃO ENGORDA?

Um estudo recente que envolveu o rastreio de uma população de 19 000 mulheres ao longo de 13 anos e que acaba de ser publicado na revista científica "Archives of Internal Medicine" chegou a esta conclusão curiosa: mulheres com peso normal, que consumiram uma quantidade pequena ou moderada de álcool (vinho tinto) diariamente ganharam menos peso e tiveram risco mais reduzido de sobrepeso e/ou obesidade em comparação com abstémias.

Pela minha parte, receio que este tipo de notícias seja perigosa, conhecidos como são os efeitos nefastos do álcool. O estudo tem de ser visto com algum cuidado, pois não há nenhuma dúvida de que as bebidas alcoólicas fornecem calorias. Tenho a mesma opinião que a minha colega Catherine Collins, nutricionista e porta-voz da British Dietetic Association: "Seria um erro dizer que beber vinha ajuda a perder peso".

Referência
Wang et al., Alcohol Consumption, Weight Gain, and Risk of Becoming Overweight in Middle-aged and Older Women. Archives of Internal Medicine, 2010; 170 (5): 453 DOI: 10.1001/archinternmed.2009.527
Postar um comentário

Postagens mais visitadas