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Acções Benéficas da Flora Intestinal

Para se perceber melhor a importância do estudo, referido no post anterior, efectuado no âmbito do projecto europeu MetaHIT (Metagenomics of the Human Intestinal Tract), vou falar das acções benéficas da flora intestinal.

O ambiente intestinal do indivíduo adulto é um ecossistema complexo composto por milhões de microorganismos de diferentes espécies (bactérias, fungos e vírus), sendo a maioria bactérias. Vivemos numa relação de simbiose com estes seres vivos microscópicos que protegem de infecções, constituem uma barreira imunológica, auxiliam na digestão e absorção, produzem vitaminas do complexo B e vitamina K, regulam o pH (devido à metabolização dos hidratos de carbono) e o trânsito intestinal, e estimulam a resposta imunológica.

As escolhas alimentares que fazemos influenciam decisivamente o frágil equilíbrio de uma flora intestinal saudável. A alimentação deve ser diversificada, não podendo faltar diariamente legumes, frutas, cereais, leguminosas e lacticínios por serem fontes naturais de hidratos de carbono complexos (nos quais se incluem as fibras), que são o substrato alimentar que permite o crescimento das estirpes de bactérias benéficas no intestino. Pelo contrário, uma alimentação rica em alimentos gordurosos, com excesso de açúcar, com poucas fibras, sem lacticínios e com alimentos feitos de farinhas refinadas desequilibram a flora intestinal benéfica, criando um ambiente propício a várias doenças, entre as quais a obesidade, o cancro, a doença inflamatória intestinal e outras doenças auto-imunes.

Imagem:http://www.nature.com
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…