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Emagrecer é...

Saber escolher os alimentos pré-embalados pela lista de ingredientes do rótulo.

Como expus aqui, ler e interpretar os rótulos alimentares é fundamental para escolher os alimentos mais saudáveis e integrá-los no nosso programa de controlo de peso. De toda a informação que consta no "bilhete de identidade" do produto devemos, em primeiro lugar, dar atenção à lista de ingredientes e rejeitar os alimentos que:
  • Tenham uma lista de ingredientes extensa porque isso corresponde, normalmente, à presença de demasiados aditivos químicos. Os alimentos mais simples são quase sempre aos mais naturais e saudáveis.

  • O açúcar, a gordura ou o sal ocupem os três primeiros lugares da lista por serem invariavelmente alimentos hipercalóricos e pouco saudáveis.
    A variedade de formas como o açúcar aparece nos rótulos é verdadeiramente impressionante. Eis algumas das formas que encontrei: açúcar invertido, açúcar mascavado, mel, sacarose, maltose, dextrose, lactose, frutose, glicose ou glucose, xarope de glicose, xarope de milho, e xarope de açúcar amarelo, entre outros xaropes. Poderá identificar qualquer açúcar facilmente porque os nomes químicos terminam em "ose".
    As gorduras podem aparecer nos rótulos "mascaradas" de manteiga, manteiga de cacau, margarina, gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, óleo de palma, óleo de coco, ácidos gordos, ácidos graxos, ómega 3, etc.
    Quanto ao sal, a indústria usa e abusa dele para acentuar o sabor dos alimentos e como conservante, pelo que os produtos pré-confeccionados têm, normalmente, teores elevados de sal. De facto, cerca de 70% do sódio (o sal é cloreto de sódio) consumido pelos portugueses tem a sua origem nos alimentos pré-embalados. Nos rótulos aparece sal ou compostos de sódio, como, por exemplo, citrato de sódio, acetato de sódio ou ainda difosfato ou trifostato de sódio. Relembro que o sódio é o elemento potenciador de hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares e de retenção de líquidos nos tecidos (inchaço).
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
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1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…