Emagrecer é...

Saber escolher os alimentos pré-embalados pela lista de ingredientes do rótulo.

Como expus aqui, ler e interpretar os rótulos alimentares é fundamental para escolher os alimentos mais saudáveis e integrá-los no nosso programa de controlo de peso. De toda a informação que consta no "bilhete de identidade" do produto devemos, em primeiro lugar, dar atenção à lista de ingredientes e rejeitar os alimentos que:
  • Tenham uma lista de ingredientes extensa porque isso corresponde, normalmente, à presença de demasiados aditivos químicos. Os alimentos mais simples são quase sempre aos mais naturais e saudáveis.

  • O açúcar, a gordura ou o sal ocupem os três primeiros lugares da lista por serem invariavelmente alimentos hipercalóricos e pouco saudáveis.
    A variedade de formas como o açúcar aparece nos rótulos é verdadeiramente impressionante. Eis algumas das formas que encontrei: açúcar invertido, açúcar mascavado, mel, sacarose, maltose, dextrose, lactose, frutose, glicose ou glucose, xarope de glicose, xarope de milho, e xarope de açúcar amarelo, entre outros xaropes. Poderá identificar qualquer açúcar facilmente porque os nomes químicos terminam em "ose".
    As gorduras podem aparecer nos rótulos "mascaradas" de manteiga, manteiga de cacau, margarina, gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, óleo de palma, óleo de coco, ácidos gordos, ácidos graxos, ómega 3, etc.
    Quanto ao sal, a indústria usa e abusa dele para acentuar o sabor dos alimentos e como conservante, pelo que os produtos pré-confeccionados têm, normalmente, teores elevados de sal. De facto, cerca de 70% do sódio (o sal é cloreto de sódio) consumido pelos portugueses tem a sua origem nos alimentos pré-embalados. Nos rótulos aparece sal ou compostos de sódio, como, por exemplo, citrato de sódio, acetato de sódio ou ainda difosfato ou trifostato de sódio. Relembro que o sódio é o elemento potenciador de hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares e de retenção de líquidos nos tecidos (inchaço).
Postar um comentário

Postagens mais visitadas