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Emagrecer é...

Trocar as voltas ao Inverno

O frio, os pratos tradicionais mais calóricos e a preguiça de sair de casa nos dias pequenos poderão fazer com que se pense que o Inverno seja uma barreira à boa forma física e ao emagrecimento. Mas pode não ser bem assim. O frio faz aumentar o gasto energético para manter a temperatura corporal. Se soubermos escolher alimentos de baixa densidade energética podemos aproveitar para gerar um balanço energético negativo, isto é, uma situação em que o consumo de calorias pelo organismo é superior à ingestão, condição, como sabemos, indispensável para emagrecer.

A densidade energética é definida como a quantidade de energia por unidade de peso. Na prática corresponde à quantidade de calorias numa porção de alimento (kcal/100 g). Por exemplo, o queijo tem uma densidade energética elevada (e tanto mais elevada quanto mais gordo for) porque um pedaço pequeno contém muitas calorias. Pelo contrário, os vegetais têm pouquíssimas calorias mesmo em grandes volumes. Está visto que a chave para emagrecer é aumentar a ingestão destes últimos.

Aproveite o Inverno para comer sopa mais vezes, já que a sopa é o alimento de baixa densidade energética por excelência, que permite saciar com cerca de 80 a 100 kcal. Acompanhe a carne ou o peixe com legumes cozidos, estufados (ver receita aqui) ou saladas mistas. Comer fruta à tarde, a meio da manhã ou quando a fome surge antes da refeição. Deste modo ficamos bem alimentados com poucas calorias, a chave do sucesso de qualquer programa de controlo de peso e a melhor forma de trocar as voltas ao Inverno quando o objectivo é emagrecer.

Consulte a "Tabela de Composição Nutricional", com valores de densidade energética dos alimentos mais consumidos no nosso país, no sítio www.rituais.net.
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

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