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Emagrecer é...

Uma questão de atitude!

Felizmente, é cada vez maior o número de pessoas motivadas para efectuar escolhas alimentares saudáveis. Está provado que quem se preocupa com o que come , preocupa-se também com a sua saúde e com o se bem estar a alimentação se relaciona intimamente com a promoção da saúde e do bem-estar físico e psicológico. A maioria das pessoas que optam por uma alimentação saudável fazem exercício físico regularmente, um outro factor associado à promoção da saúde e do bem-estar. Digo frequentemente aos meus doentes que uma coisa leva à outra, isto é, o controlo da ingestão alimentar leva ao exercício físico e o exercício físico leva ao controlo da ingestão alimentar. Esta associação funciona porque o exercício físico ajuda a perder peso mais depressa, o que fornece a motivação necessária para resistir aos alimentos que sabemos que fazem engordar. Começamos a olhar para esses alimentos com outros olhos, pensando: "Não te quero porque me fazes engordar". É aqui que está o ponto de viragem, quando a atitude face aos alimentos muda! E a nossa vida também: Vou iniciar o almoço e o jantar com um prato de sopa. Não quero mais "sumos" à refeição. Só como pão ao pequeno-almoço. Para o escritório levo fruta, leite e iogurtes. Vou parar de comer bolos, bolachas e croissants. Reduzo o açúcar que ponho no café e subo as escadas a pé. Esta atitude deve manter-se ao longo da vida para que o processo de emagrecimento seja natural, saudável, consistente e sem risco de recaída.
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…