Emagrecer é...

Não fazer dieta!

A palavra "dieta" não é normalmente utilizada na minha consulta. Muitas pessoas acreditam que fazer dieta, isto é, terem uma fórmula "mágica" de alimentação diária e repeti-la de um modo rotineiro e monótono, é a solução para emagrecer. De facto, poderá acontecer que percam alguns quilos, mas à custa normalmente de uma alimentação desequilibrada e de muito sacrifício. Ninguém aguenta uma alimentação deste tipo toda a vida. E os quilogramas voltam...

Hoje em dia, os nutricionistas fazem, nas suas consultas, autênticas sessões de educação alimentar. Prescrevem também planos alimentares que são personalizados porque têm que atender ao gosto, aos hábitos, às necessidades nutritivas especiais de algumas fases da vida (infância, adolescência, gravidez, aleitamento, terceira idade e desportistas) ou de doenças metabólicas individuais (diabetes, hipertensão, hipercolesterolémia, hipertrigliceridémia, hiperuricémia, entre muitas outras).

Aqui, na rubrica "Emagrecer é...", tenho dado semanalmente regras de alimentação para a saúde, fáceis de cumprir e que farão os leitores emagrecer naturalmente... sem fazerem dieta.
2 comentários

Postagens mais visitadas