INFARMED Suspende Autorização de Sibutramina

O INFARMED informa que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) completou a revisão de segurança iniciada em Dezembro último para os medicamentos com sibutramina. O Comité de Medicamentos para Uso Humano da EMA (CHMP) concluiu que os riscos destes medicamentos são mais elevados do que os benefícios e recomendou a suspensão das respectivas Autorizações de Introdução no Mercado (AIM) na União Europeia.

Os medicamentos com sibutramina estão autorizados na Europa desde 1999 e são utilizados no tratamento da obesidade como auxiliar na perda de peso. Juntamente com uma dieta controlada e exercício físico, estão indicados em doentes obesos ou com excesso de peso que apresentem simultaneamente outros factores de risco, como diabetes tipo 2 ou dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue). Os medicamentos com sibutramina com autorização de venda em Portugal são o Reductil, o Zelium entre outras versões genéricas.

Aos doentes que já estão a tomar sibutramina, o Infarmed aconselha que marquem uma consulta com o médico para escolher uma solução alternativa e explica que podem, se assim entenderem, suspender já a toma do medicamento.

Fonte
Postar um comentário

Postagens mais visitadas