CIÊNCIA DA TRETA

Vem a propósito do post anterior: a Editora Bizâncio lançou recentemente um livro intitulado Ciência da Treta (tradução do original inglês "Bad Science") de Ben Goldacre, distinguido pela Royal Society (a Academia de Ciências Britânica) como um dos melhores livros de ciência de 2008. “Ciência da Treta” fornece algumas ferramentas para desmontarmos falsas informações sobre produtos ou terapêuticas milagrosas que nos chegam, muitas vezes, por intermédio de celebridades. Nota da editora:

"A informação científica sem qualquer rigor, contraditória e confusa está por todo o lado. Mas eis que Ben Goldacre nos traz uma arma poderosa: com mestria ímpar, desmonta a obscura «ciência» que suporta alguns dos grandes testes farmacêuticos, a essência dos cosméticos milagrosos, e tantas outras maravilhas da ciência que nos são reveladas todos os dias. Mas vai mais longe, dissecando muita «treta» dá-nos as ferramentas para podermos detectar por nós mesmos, sem hesitações, a falsa ciência."

Falsas informações sobre nutrição, dadas por vezes por "estrelas" da televisão, são discutidas num dos capítulos.

Carlos Fiolhais, professor da Universidade de Coimbra, apresenta o livro com mais pormenor no seu blogue "De Rerum Natura" (ver aqui).
1 comentário

Postagens mais visitadas