CELEBRIDADES SEM CIÊNCIA


A organização britânica Sense about Science publica todos os anos o livro "Celebrities and Science" onde, com a ajuda de cientistas credenciados, desmascara os disparates ditos em nome da ciência por várias celebridades durante o ano. Segundo Ellen Raphael, directora do Sense about Science do Reino Unido, a organização dispõe de mais de 4000 cientistas prontos a ajudar as celebridades a esclarecerem os factos antes de os transmitirem e também explicam ao público por que é que essas afirmações não fazem sentido nenhum à luz da ciência.

O livro "Celebrities and Science 2009", que saiu ontem, está disponível aqui. Transcrevo um exemplo do tema "Nutrição e Alimentos":
"Tomar "shots" de vinagre para "limpar" os alimentos gordurosos e digeri-los mais rapidamente tornou-se regra no mundo das celebridades. Esta moda tem como seguidoras a modelo Cindy Crawford, a atriz Megan Fox e Fergie, a vocalista do grupo The Black Eyed Peas (na imagem), que disse "eu tomo duas colheres de vinagre orgânico de cidra, feito à base de maçã não filtrada. Por alguma razão, notei alguma diferença no meu estômago."
Resposta da Nutricionista Lucy Jones (Whittington Hospital do Serviço Nacional de Saúde Britânico):
"Embora seja atraente pensar assim, não há nenhuma pílula, loção ou poção mágica que seja uma solução rápida para a perda de peso. O corpo, nomeadamente o fígado, é uma boa máquina de desentoxicação de gordura, mas este órgão não é impulsionado pelo vinagre, seja ele orgânico, de cidra filtrado ou por filtrar".
1 comentário

Postagens mais visitadas