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Emagrecer é...

Especial Ano Novo.

Na rubrica "Emagrecer é..." de hoje quero deixar algumas palavras de motivação a todos os que querem perder peso no ano que está prestes a começar. Há muita gente a lutar diariamente para emagrecer e a prova disso são os inúmeros blogues de pessoas que partilham, numa espécie de diário, a sua experiência de avanços e recuos, sucessos e frustações, compulsão alimentar e autocontrolo. Esses blogues estão cheios de comentários de pessoas que se identificam e se revêem nessas experiências. A compulsão alimentar é aí referida muitas vezes como um comportamento que acontece com mais frequência no final do dia, quando se chega a casa do trabalho ou depois do jantar. Este comportamento não é sinónimo de fraqueza, mas deve ser encarado como um problema que, como tal, deve ser resolvido. O tema da compulsão alimentar é complexo e envolve uma forte componente emocional, mas, do ponto de vista alimentar, há culpados. Falo de alguns alimentos que devem ser evitados a todo o custo porque são viciantes e propiciadores de crises de compulsão alimentar, como o chocolate, os "sumos" (o termo está entre aspas porque é frequentemente utilizado para referir bebidas cheias de açúcar como o ice-tea e as colas, que de sumo não têm nada), doces e todos os que sejam feitos com farinhas refinadas como bolachas, pão de forma, croissants, cereais, etc. Proponho que releiam este post que refere algumas passagens de um livro esclarecedor sobre compulsão alimentar.

Se quer emagrecer em 2010, comece por dizer não aos doces e aos "sumos". Não os leve para casa e quando lhe apetecer muito comer um, vá a pé à pastelaria e sossegue a sua vontade com um pastel, não se sentindo culpado. Beba água à refeição. Vai ver que com o tempo os episódios de compulsão alimentar serão cada vez menos frequentes.

Desejo um Bom Ano de 2010 a todos os visitantes deste blogue!

Ana Carvalhas

4 comentários

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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
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O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…