"A Cozinha é um Laboratório"

O Livro "A Cozinha é um Laboratório" de Margarida Guerreiro e Paulina Mata saiu há dias pela mão da editora Fonte da Palavra. Já o adquiri e fiquei encantada pela sua prosa leve e cheia de humor aliada ao rigor científico da informação. As autoras são ambas licenciadas em Engenharia Química, investigadoras e ambas se interessam pela "gastronomia molecular", a ciência que estuda os fenómenos químicos e físicos que ocorrem durante os processos culinários. Para saber mais sobre "gastronomia molecular" e sobre as autoras releia um post que escrevi há uns tempos aqui.

É um excelente presente de Natal para jovens e adultos. Transcrevo a nota das autoras, para abrir o apetite pela ciência, na hora de fazer o jantar:

«Com este livro gostaríamos de mostrar às pessoas que cozinham que a maior parte das directivas culinárias que têm recebido ao longo da vida têm uma razão – mas que também as há que não têm razão alguma. É importante questioná-las, tentar compreendê-las... As alterações que os alimentos sofrem durante os processos culinários têm justificações de base científica que a maior parte das pessoas desconhece. Daí que cada passo duma receita possa ser compreendido à luz de conhecimento científico. A cozinha é mesmo um laboratório! Compreender o que se passa quando preparamos um belo bife grelhado, com ovo a cavalo e acompanhado de batatas fritas pode não trazer grandes melhorias no resultado final, mas dá, por certo, algum prazer intelectual e faz-nos entender que as tais instruções são o resultado de um trabalho baseado no método da tentativa e erro levado cabo ao longo de anos e anos. Certamente já lhe disseram que a curiosidade matou o gato. Não vá nessa... Não tenha medo! Vamos decifrar conjuntamente alguns dos enigmas culinários que nos têm perseguido.»

Fonte: http://fontedapalavraeditores.blogspot.com
1 comentário

Postagens mais visitadas