Adolescentes: A Melhor Estratégia para Emagrecer

Um estudo que envolveu 130 adolescentes obesos, realizado por um grupo de nutricionistas americanos, mostrou que a melhor fórmula para emagrecer é a que associa a alimentação menos calórica ao aumento do exercício físico. Até aqui nada de novo! Mas o estudo serviu para mostrar que nem as fórmulas dietéticas que substituem refeições (como batidos, ou tabletes), nem dietas desequilibradas à base de proteínas (dieta de Atkins), nem o uso de laxantes ou diuréticos, todos processos pouco saudáveis de perder peso (que não é o mesmo que emagrecer!), são eficazes no emagrecimento dos jovens.

A conclusão é simples: se se quer emagrecer o balanço energético terá de ser negativo, isto é, a ingestão de calorias deve ser menor do que o gasto energético na realização das actividades diárias.

Os adolescentes bem sucedidos eliminaram o consumo de refrigerantes e sumos, diminuíram o consumo de alimentos "fast-food", reduziram o tempo passado em frente à televisão, fizeram mais exercício físico e conseguiram controlar eles próprios o seu peso.

Referência
Kerri N. Boutelle, Heather Libbey, Dianne Neumark-Sztainer, and Mary Story. Weight control strategies of overweight adolescents who successfully lost weight. Journal of the American Dietetic Association, Vol 109, n. 12, ps. 2029-2035 (December 2009).

Imagem
http://www.squidoo.com/teensolutions
Postar um comentário

Postagens mais visitadas