Pular para o conteúdo principal

Sofre de Obstipação?

A obstipação ou prisão de ventre tem-se tornado um problema cada vez mais frequente nas pessoas que vivem nos meios urbanos. Caracteriza-se pela diminuição de frequência da defecação em consequência da passagem lenta, ao longo do intestino, de fezes secas e duras. O problema, que afecta mais as mulheres do que os homens, surge em resultado do ritmo de vida actual, em que não se respeitam os horários das refeições, se come fora de casa, se abusa de pré-cozinhados, se ingerem poucas fibras, pouca água e também se faz pouco exercício físico.

O ritmo de evacuação de cada um é variável, mas menos de duas evacuações por semana não é normal. A obstipação classifica-se como crónica quando o problema se mantém há pelo menos dois anos ou como aguda quando ocorre apenas pontualmente.

O tratamento deve iniciar-se com medidas não farmacológicas, como, por exemplo, aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, beber mais água e iniciar a prática de exercício físico. Comer um ou dois kiwis por dia, preferencialmente de manhã em jejum, pode ser um bom começo para resolver o problema da obstipação porque se trata de um fruto com uma boa quantidade de fibras sólidas e líquidas. Outra medida igualmente importante a adoptar é a "educação" do intestino, que consiste em ir à casa de banho à mesma hora todos os dias de forma descontraída. Que tal levar um jornal ou um livro?

Imagem: http://meninaidalina.blogspot.com/2008/08/pensamento-da-semana.html
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…