Sofre de Obstipação?

A obstipação ou prisão de ventre tem-se tornado um problema cada vez mais frequente nas pessoas que vivem nos meios urbanos. Caracteriza-se pela diminuição de frequência da defecação em consequência da passagem lenta, ao longo do intestino, de fezes secas e duras. O problema, que afecta mais as mulheres do que os homens, surge em resultado do ritmo de vida actual, em que não se respeitam os horários das refeições, se come fora de casa, se abusa de pré-cozinhados, se ingerem poucas fibras, pouca água e também se faz pouco exercício físico.

O ritmo de evacuação de cada um é variável, mas menos de duas evacuações por semana não é normal. A obstipação classifica-se como crónica quando o problema se mantém há pelo menos dois anos ou como aguda quando ocorre apenas pontualmente.

O tratamento deve iniciar-se com medidas não farmacológicas, como, por exemplo, aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, beber mais água e iniciar a prática de exercício físico. Comer um ou dois kiwis por dia, preferencialmente de manhã em jejum, pode ser um bom começo para resolver o problema da obstipação porque se trata de um fruto com uma boa quantidade de fibras sólidas e líquidas. Outra medida igualmente importante a adoptar é a "educação" do intestino, que consiste em ir à casa de banho à mesma hora todos os dias de forma descontraída. Que tal levar um jornal ou um livro?

Imagem: http://meninaidalina.blogspot.com/2008/08/pensamento-da-semana.html
1 comentário

Postagens mais visitadas