Os Melhores Lanches Para os Seus Filhos

Post da nutricionista Margarida Vieira sobre lanches saudáveis para as crianças:


O rebuliço habitual do regresso à escola já serenou. O ano lectivo encontra-se a caminho do segundo mês e julgo que os alunos, os professores e os pais portugueses estão de parabéns por, em geral, o regresso às aulas ter sido bem sucedido.

Os pais querem sempre o melhor para os seus filhos. Fazem tudo para que eles venham a ser pessoas felizes. Querem dar-lhes a melhor escola, os melhores ocupações de tempos livres e, porque se preocupam com a sua saúde, também a melhor alimentação. Nos tempos de escola, querem dar-lhes os melhores lanches.

Como fazer? A composição dos lanches dos filhos deve basear-se na escolha de alimentos que tornem essas refeições intercalares nutricionalmente mais ricas. Assim, ao preparar os lanches dê prioridade ao pão, à fruta e ao iogurte ou leite. Estes alimentos simples e frescos devem sempre ser preferidos a alimentos processados feitos com farinhas refinadas, açúcar e gordura, que podem ser muito energéticos, mas são pobres em nutrientes essenciais ao crescimento dos mais novos. Os produtos com nomes esquisitos que acabam em “uts” e “ikes” devem ser o mais possível evitados, por não serem de modo nenhum uma opção saudável...

Margarida Vieira
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