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Música no Coração do Supermercado

Novo post de Margarida Vieira:
Consegue imaginar um espectáculo musical no supermercado onde faz habitualmente as suas compras? O filme mostra a surpresa que tiveram há dias os clientes de um supermercado no bairro de Queens em Nova Iorque.



O grupo de arte cómica "Improv Everywhere" realiza espectáculos teatrais na rua ou noutros locais públicos. O "show" improvisado pelos actores desse grupo tem por finalidade sensibilizar para um problema e animar esses lugares.

Na “missão” (é assim que o grupo designa as suas intervenções) de Queens , o objectivo foi apelar ao consumo de fruta. Os cantores-actores convidam a comer fruta variada.

É uma boa recomendação. Com efeito, os especialistas em nutrição da América e da Europa estão unidos pela mesma vontade – aumentar o consumo diário de fruta. Agora só falta que cada um de nós faça a sua parte e passe a comer fruta todos os dias. Siga as recomendações da Organização Mundial de Saúde: “o consumo mínimo de 400 g de frutas e vegetais por dia (excluindo batatas e outros tubérculos amiláceos) serve para prevenir doenças, como as cardíacas, o cancro, a diabetes e a obesidade, bem como para prevenir e remediar várias carências de micronutrientes”.

Margarida Vieira
m.margarida.vieira@gmail.com
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…