Jantar ao som de Diana Krall


Diana Krall está em Portugal e a Margarida Vieira propõe que jantemos com ela:

Depois de um dia de trabalho intenso, como carregar as baterias para o dia seguinte? Todos nós já sentimos que a música é capaz de mudar estados de espírito. De facto, a música pode ter um efeito relaxante e terapêutico. Quem nunca ouviu falar de musicoterapia? Mas será que a música pode alterar a forma como preparamos uma refeição?

No novo álbum da cantora canadiana Diana Krall, “Quiet nights”, ela interpreta alguns clássicos da música brasileira. Segundo a teoria da musicoterapia, a bossa nova e alguns tipos de jazz, como o “smooth jazz”, podem desempenhar um papel na qualidade do seu jantar. De facto, estes tipos de música impõem um ritmo calmo. O piano dá o compasso, sem pressas, e o violão ajuda a saborear.

Embora a composição da refeição seja o primeiro aspecto a ter em conta numa alimentação equilibrada, há outros que devem igualmente estar presentes. É o caso do ambiente em que a refeição decorre. Este tipo de música favorece que se coma devagar, mastigando bem a comida e sentindo o gosto dos alimentos, o que favorece uma boa digestão. E, ao ouvir esta música, num leitor de CD, não se come em frente da televisão, situação em que se perde a noção das quantidades ingeridas (quando se ouve música os olhos não se distraem, mas sim e tão só os ouvidos).

Aceite esta experiência: primeiro coma uma sopa de legumes, e depois um prato de carne ou peixe de confecção simples (por exemplo, em papelote), temperado com ervas aromáticas frescas, acompanhado por um preparado de legumes e regado com um copo de bom vinho tinto (sugiro da região do Douro) . Em fundo, a inigualável música da Diana Krall... No dia seguinte, tenho a certeza, vai sentir-se "so nice"!

Margarida Vieira

Sítios consultados:
http://www.ambulatorypediatrics.org/article/S1530-1567(07)00285-7/abstract
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19673818?ordinalpos=13&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_DefaultReportPanel.Pubmed_RVDocSum

Música:
So nice. http://www.youtube.com/watch?v=LKaAS3ZxiKM

2 comentários

Postagens mais visitadas