O Índice Glicémico dos Alimentos


O Índice Glicémico (IG) dos alimentos é um parâmetro que permite avaliar o efeito que cada alimento fornecedor de hidratos de carbono tem sobre a glicemia (concentração de glicose no sangue). O IG é expresso em termos percentuais, sendo 100 o valor atribuido à glicose: um IG de 50, por exemplo, significa que o alimento eleva a glicemia com uma velocidade que é metade da da glicose.

Existem tabelas de IG que têm a glicose como referência, mas também se encontram na literatura científica tabelas em que a referência é o pão branco por este ser um alimento que corresponde mais à realidade quotidiana. Estas tabelas foram feitas inicialmente para ajudar os diabéticos a controlar a doença, mas actualmente são também utilizadas nos programas de controlo do peso.

De um modo geral, alimentos ricos em amidos, nos quais se incluem o pão de mistura de cereais, massas, batatas, ervilhas, feijão, lentilhas, grão de bico, etc., são absorvidos mais lentamente dando origem a uma subida gradual da glicemia. Diz-se, por isso, que têm um IG baixo. Pelo contrário, alimentos e bebidas açucaradas causam rápida subida da glicose no sangue e, portanto, o seu IG é alto.

Imagem: http://www.glycemicindex.com/aboutGI.htm
1 comentário

Postagens mais visitadas