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HOJE É O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


A 16 de Outubro de cada ano, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, por determinação da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (Food and Agriculture Organization of the United Nations, FAO). Este ano, o dia é dedicado ao tema "Alcançar a segurança alimentar em época de crise", sendo o objectivo “alertar os países para a importância de erradicar a fome e angariar fundos para esta finalidade”.

A fome é um dos mais graves problemas que afligem a Humanidade. Esse mal está quase a atingir um recorde histórico: uma em cada seis pessoas no nosso planeta. O Dia Mundial da Alimentação deve, por isso, servir para que façamos uma reflexão e, se for caso disso, mudemos as nossas práticas. Demonstre a sua solidariedade com os problemas globais fazendo as escolhas alimentares mais adequadas. Coma apenas as quantidades necessárias, usando criteriosamente os bens alimentares à disposição. Evite todos e quaisquer desperdícios!

Se todos os dias iniciar as suas refeições principais com uma sopa de legumes, pode seguramente diminuir a porção de carne que ingere para 120 gramas, uma quantidade mais do que suficiente para suprir as necessidades proteicas de quem não faz trabalhos pesados ou tem tarefas fisicamente desgastantes. Quanto ao arroz ou à massa, será que precisa mesmo de encher o prato? Se trabalha à frente de uma secretária durante toda o dia, precisa de hidratos de carbono, com certeza… mas apenas numa porção que deve deixar o prato à vista. Umas horas depois não se esqueça de lanchar, pois assim o seu apetite ao jantar será refreado. À noite coma ainda mais moderadamente do que ao almoço. A regra é como diz o povo: “Pequeno almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre”. Faça isso não só por si, em benefício da sua saúde e bem-estar, mas também por respeito pelos que não têm o suficiente para comer.

Margarida Vieira e Ana Carvalhas
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…