"EMAGRECER É..." EM DESTAQUE

Com os devidos agradecimentos transcrevo artigo da jornalista Joana Martins que saiu num suplemento de saúde especial no "Diário de Coimbra" e outros jornais do mesmo grupo:

"Porque hoje é o Dia Mundial da Alimentação e porque uma das principais preocupações da população na hora da refeição é o excesso de calorias, não podíamos esquecer a componente educacional quando o objectivo é emagrecer. São precisamente conselhos desse tipo que a nutricionista Ana Carvalhas disponibiliza no seu blogue todas as quartas-feiras.

Uma das regras de alimentação que deve ser adoptada diariamente é iniciar o almoço e o jantar com um prato de sopa. Segundo a profissional de saúde, «qualquer sopa, confeccionada exclusivamente com ingredientes de origem vegetal, é um caldo riquíssimo de nutrientes que tem a grande vantagem de ter baixo valor calórico». «Perdemos peso, de forma consistente, quando inauguramos as duas principais refeições com um prato de sopa, porque ficamos "meio cheios" com um alimento baixo em calorias. Desta forma, já não conseguimos comer grande quantidade do segundo prato que tem, normalmente, maior densidade energética», acrescenta.

Outro dos conselhos de Ana Carvalhas vai no sentido de evitar alimentos doces e gordos. «Costumo dizer a quem vem às minhas consultas para emagrecer que há duas coisas que o interessado terá de reduzir drasticamente: o açúcar e a gordura», refere, recomendando comportamentos como a redução gradual da quantidade de açúcar que se junta às bebidas, no caso de pessoas que não consigam eliminá-lo de uma só vez. «E nada de o substituir por adoçante. Os adoçantes mais utilizados são artificiais e sabemos que enganam o cérebro», alerta. A nutricionista acrescenta ainda que «devem também ser eliminados todos os alimentos feitos com farinhas muito refinadas, como é o caso do pão de forma, pão branco, pão de hambúrguer ou de cachorro, bolachas de qualquer tipo, cereais de pequeno-almoço com açúcar, bolos, biscoitos, “croissants” ou “bolicaos”, porque são alimentos que têm um índice glicémico muito elevado».

Outra das regras enunciadas pela profissional de saúde é tomar o pequeno-almoço todos os dias na primeira hora após levantar. «O pequeno-almoço ideal deve incluir alimentos de três grupos: frutas, lacticínios e cereais, que podem ser pão escuro de mistura ou cereais de pequeno-almoço que não tenham açúcar adicionado», afirma.

Na perspectiva do emagrecimento é ainda importante escolher a água como bebida que acompanha a refeição, deixando assim de lado os sumos açucarados. A nutricionista salienta ainda que «a disciplina alimentar é muito importante para o controlo da ingestão calórica» e, portanto, recomenda cinco refeições por dia a horas certas. « O objectivo deve ser tomar cinco refeições por dia de modo a não estar mais do que três horas e meia sem comer. Evita-se assim ganhar muita fome para a refeição seguinte o que, invariavelmente, leva a que se coma demais», aponta.

«Desfrutar a fruta» é outro dos hábitos que deve ser adquirido, uma vez que, para Ana Carvalhas, «todos nós deveríamos comer, pelo menos, três peças de fruta por dia. A fruta é muito importante para todas as pessoas que desejam emagrecer porque tem, de um modo geral, um valor calórico baixo».

Cozinhar peixe e carne sem adicionar gordura, abolir os fritos da alimentação, cozinhar com pouco sal, e acompanhar peixe ou carne só com salada ou legumes são também comportamentos essenciais para emagrecer, a par, claramente, de uma actividade física de intensidade moderada, mas prolongada no tempo.

Estes e outros conselhos úteis podem ser consultados no blogue http://comerbemateaos100.blogspot.com."

Joana Martins
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