Crianças visitam Mercado Abastecedor

Informação disponível no "Campeão das Províncias" sobre uma iniciativa em que vou participar:

O Dia da Alimentação é assinalado esta sexta-feira, dia 16, no Mercado Abastecedor da Região de Coimbra (MAC), em Taveiro, através da apresentação do “Programa 5 ao Dia”, destinado a promover, junto dos mais novos, o consumo de frutas e produtos hortícolas. Para o efeito, o pavilhão de horto-frutícolas do MAC vai receber a visitar dos alunos do 3.º ano da Escola EB de Montes Claros, entre as 9h30 e as 11h30. No local, as crianças vão contactar com os grossistas e participar numa acção lúdico-pedagógica.

O "Programa 5 ao Dia", um programa da responsabilidade da Associação 5 ao Dia e já implementado pelo Mercado Abastecedor da Região de Lisboa e pelo Mercado Abastecedor da Região de Évora.

Criado para promover o consumo de frutas e produtos hortícolas, potenciar uma alimentação saudável e, consequentemente, prevenir doenças crónicas associadas a maus hábitos de alimentação, em crianças com idades compreendidas entre os 7 e 12 anos, este programa assenta nas actividades da “Associação 5 ao Dia”, que visa envolver toda a comunidade nesta causa comum.

Na Região Centro do país associaram-se ao MAC, a Administração Regional de Saúde do Centro/Plataforma Contra a Obesidade e a Direcção Regional de Educação do Centro, sendo estes últimos representantes do Conselho Científico da “Associação 5 ao Dia” nesta região.

A Câmara Municipal de Coimbra, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra são também parceiros para a divulgação desta iniciativa de carácter formativo e responsabilidade social no concelho.

Com a mensagem “5 ao Dia faz crescer com energia”, a Associação tem como finalidade concretizar os objectivos do referido programa, através de um Plano de Acção Específico e da angariação de associados, pessoas singulares ou colectivas que demonstrem interesse na sua prossecução.

Na segunda quinzena deste mês, deverá entrar em vigor a portaria que leva as escolas do 1.º ciclo a distribuir frutas e produtos hortícolas às crianças. Portugal é um dos 24 estados-membros que decidiu participar no primeiro ano do novo Regime de Fruta para as Escolas.
1 comentário

Postagens mais visitadas