Prevenção do Cancro Colo-rectal na Escola


Post convidado da nutricionista Margarida Vieira, colaboradora da Europacolon Portugal, uma associação de luta contra o cancro do intestino, um tipo de cancro que previsivelmente aumentará muito durante a próxima década.

Sabe-se que os hábitos alimentares inadequados na infância e adolescência são factor de risco de obesidade e doenças crónicas, nomeadamente de aterosclerose, diabetes, doenças cardiovasculares e cancro. Como o o cancro é uma doença de desenvolvimento prolongado que está por vezes intimamente relacionada com uma alimentação incorrecta, a criação de hábitos alimentares saudáveis nas referidas idades reveste-se da máxima importância para uma vida adulta livre dessa doença.

A Europacolon Portugal propõe-se ajudar os jovens a adoptar hábitos alimentares saudáveis para prevenir o cancro colo-rectal, através de um projecto inovador nas escolas. Este projecto que teve início em 2008, já contou com duas edições. O seu objectivo principal é motivar os adolescentes a adoptar uma alimentação saudável aliada à prática de actividade física regular, envolvendo a família, que assim se torna parte activo do processo. Deste modo esperamos diminuir os principais factores de risco para as doenças crónicas e contar uma participação activa da população para a prática de estilos de vida saudável.

Para mais informações sobre o projecto e o modo como ele pode ser adaptado à sua comunidade escolar, visite o sítio da Europacolon Portugal.

Margarida Vieira
3 comentários

Postagens mais visitadas