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Prevenção do Cancro Colo-rectal na Escola


Post convidado da nutricionista Margarida Vieira, colaboradora da Europacolon Portugal, uma associação de luta contra o cancro do intestino, um tipo de cancro que previsivelmente aumentará muito durante a próxima década.

Sabe-se que os hábitos alimentares inadequados na infância e adolescência são factor de risco de obesidade e doenças crónicas, nomeadamente de aterosclerose, diabetes, doenças cardiovasculares e cancro. Como o o cancro é uma doença de desenvolvimento prolongado que está por vezes intimamente relacionada com uma alimentação incorrecta, a criação de hábitos alimentares saudáveis nas referidas idades reveste-se da máxima importância para uma vida adulta livre dessa doença.

A Europacolon Portugal propõe-se ajudar os jovens a adoptar hábitos alimentares saudáveis para prevenir o cancro colo-rectal, através de um projecto inovador nas escolas. Este projecto que teve início em 2008, já contou com duas edições. O seu objectivo principal é motivar os adolescentes a adoptar uma alimentação saudável aliada à prática de actividade física regular, envolvendo a família, que assim se torna parte activo do processo. Deste modo esperamos diminuir os principais factores de risco para as doenças crónicas e contar uma participação activa da população para a prática de estilos de vida saudável.

Para mais informações sobre o projecto e o modo como ele pode ser adaptado à sua comunidade escolar, visite o sítio da Europacolon Portugal.

Margarida Vieira
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

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