O "GURU" ALIMENTAR DOS OBAMA


O escritor norte-americano Michael Pollan, autor dos livros "In Defense of Food: An Eater’s Manifesto" (2008), e "The Omnivore's Dilemma" (2006, vencedor do James Beard Book Award para o melhor livro sobre alimentação, com edição portuguesa da Dom Quixote, 2009), tem inspirado as políticas públicas e domésticas sobre alimentação do Presidente Obama (na Casa Branca a primeira dama plantou uma pequena horta). Publico aqui um breve extracto de uma recente entrevista que ele deu ao "El País Semanal":

"El Pais- Os rótulos vendem hoje um sem-número de propriedades que beneficiam a comida. Como identificar o que há de verdade nelas?

M. Pollan- O melhor é manter ao longe comida empacotada que contenha uma lista com muitos ingredientes. Quanto mais curta for a lista melhor. Um só é o ideal.

El País- O que é que o senhor costuma comer?

M. Pollan- Ao pequeno almoço comi hoje aveia e fruta. Ontem comi ovos mexidos. Comida normal. A grande mudança na minha dieta desde que comecei a escrever sobre alimentação é que como menos carne (só duas vezes por semana) que não é industrial (só de pequenas quintas que conheço, cujos animais são alimentados a erva). E cozinho muito mais. Quando o próprio cozinha alimenta-se melhor porque não põe tanto açúcar, sal ou gorduras hidrogenadas como os alimentos pré-cozinhados. Se uma pessoa puder fazer só uma mudança na vida, que seja esta: cozinhe."

1 comentário

Postagens mais visitadas