Comer à noite engorda


Um estudo feito por investigadores da Northwestern University mostrou que comer durante a noite pode favorecer o ganho de peso.
Os estudos da regulação do peso corporal têm-se centrado quase exclusivamente na relação entre a ingestão calórica e gasto energético. No entanto, uma série de estudos recentes feitos com animais que relacionam os ciclos circadianos com a regulação fisiológica de energia, permitiram concluir que o momento da ingestão de alimentos pode determinar ganho de peso.

No estudo, dois grupos de ratinhos foram alimentados com uma dieta com alto teor de gordura em períodos diferentes do dia. Os que receberam o alimento durante o período em que deveriam estar a dormir, ganharam mais peso do que os outros alimentados nas horas habituais. Compreender melhor o papel do sistema circadiano no aumento de peso pode ser um passo importante para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas de combate à epidemia da obesidade.

Referência: Deanna M. Arble, Joseph Bass, Aaron D. Laposky, Martha H. Vitaterna and Fred W. Turek. Circadian Timing of Food Intake Contributes to Weight Gain. Obesity, 2009.
4 comentários

Postagens mais visitadas