Vale a pena consumir produtos diet ou light ?

Veja o que nos diz o saudoso Dr. Emílio Peres, em entrevista ao Jornal de Notícias de 21 de Junho de 2003, acerca dos produtos "diet" e "light" que têm aumentado tanto no mercado nos últimos anos:
" JN - O Verão está aí. Aumenta a pressão para se ter o peso ideal. Os produtos light e dietéticos são uma forma saudável de perder peso ou não servem para nada?"
EP - São uma forma de gastar mais dinheiro. De uma maneira geral, fornecem metade da gordura ou açúcar, ou bastante menos, do produto completo, mas é preciso conhecer bem os produtos. Eu dou-lhe um exemplo. Um sumo de fruta 100%, sem batota nenhuma, ou seja, sem açúcar ou quaisquer aditivos, corresponde, mais ou menos, a dois quilos e meio de fruta. Se eu juntar água, em partes iguais, ficam 1,250 gramas de fruta. Ora, se eu posso comer uma peça de fruta de 150 gramas, devo beber um copinho de 1,25 decilitros. Se bebo vários copos, estou a tomar uma quantidade danada de fruta, mesmo sendo light. Os produtos com menos gordura, além de serem horrorosos, o que são? Manteiga light, por exemplo. Qualquer pessoa pode fazer manteiga light em casa. É só pegar em manteiga, juntar igual quantidade de água e um bocadinho de clara de ovo, bater, durante um minuto, e obtém manteiga light, porque incorporou água e clara, para estabilizar. Ou seja, a manteiga light é metade da manteiga por um preço mais caro. E o grande outro problema que se coloca é que, como a pessoa não sente o gosto, vai pondo um pouco mais e mais... Então acontece como os cigarros light: consome-se mais.

JN - É uma estratégia para se comprar mais?
EP- Não sei se começou com esse objectivo, mas verifica-se que o consumo dos ligths é proporcionalmente mais elevado, por comprador, do que os produtos plenos. Voltando ao Verão, o melhor conselho é este: mal acabem as férias, comece, todos os dias, com uma actividade física durante aproximadamente uma hora. Quando chegar o ano seguinte, vai estar muito mais esbelto."
Jornal de Notícias, 21.06.2003

Brevemente neste blogue um artigo que esclarece as diferenças entre os produtos "diet" e os produtos "light". Não perca!
1 comentário

Postagens mais visitadas