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Emagrecer é...

Emagrecer é... fazer cinco refeições por dia a horas certas.

A disciplina alimentar é muito importante para o controlo da ingestão calórica. Quem come várias vezes ao longo do dia e sem qualquer regra, saltando refeições, chega à noite sem ter noção de tudo aquilo que comeu. Foi "matando" a fome, mas não se alimentou devidamente. E isso engorda!

O objectivo deve ser tomar cinco refeições por dia de modo a não estar mais do que três horas e meia sem comer. Evita-se assim ganhar muita fome para a refeição seguinte o que, invariavelmente, leva a que se coma demais. Se nos sentarmos à mesa cheios de fome, comeremos mais rápido e, quando o cérebro enviar o sinal de que estamos saciados, já teremos comido acima da conta...

Tomar um bom pequeno-almoço, merendar a meio da manhã e a meio da tarde, sempre a horas certas, ingerindo alimentos práticos e fáceis de transportar, tais como iogurtes e frutas, comer o almoço e o jantar (sempre com a sopa a inaugurar a refeição!) num ambiente calmo e descontraído e, ainda, evitar comer no intervalo das refeições são passos essenciais para obter grandes resultados no decréscimo de peso e no acréscimo de saúde.

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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…