Diet ou Light ?

A variedade de alimentos diet e light cresce a cada ano que passa. Os consumidores procuram, cada vez mais, este tipo de alimentos em busca de ajuda na luta contra o excesso de peso. E a indústria alimentar acompanha bem o aumento desta procura. Mas, como está alguma confusão instalada, deixo aqui o meu contributo para esclarecer as diferenças entre os dois tipos de alimentos mais procurados: os diet e os light.

Os alimentos diet são aqueles em que um ou mais ingredientes ou nutrientes são eliminados da composição do alimento com o objectivo de atender a uma situação fisiológica específica. Por exemplo, podem ser alimentos sem açúcar para diabéticos, isentos de sal para hipertensos, sem lactose para os que são intolerantes à lactose ou isentos de glúten para os celíacos. Mas isto não significa que o alimento diet tenha necessariamente menos calorias do que o correspondente alimento comum.

Um produto light tem uma redução de, pelo menos, 25% do valor calórico em relação ao correspondente produto comum. Esta redução é feita, na maioria das vezes, através da substituição total ou parcial do açúcar por adoçante. E quem lê regularmente este blogue sabe que, na minha opinião, os adoçantes não são uma boa alternativa.

Querem saber a minha opinião? Sou pelos alimentos naturais. Nada, ou o menos possível, de alimentos manipulados. Diet ou light? Não obrigada!

6 comentários

Postagens mais visitadas