Comprimidos e Chás, ajudam a emagrecer?


Transcrevo as respostas que a Dra. Isabel do Carmo deu a estas questões à jornalista Anabela Mota Ribeiro numa entrevista publicada no suplemento Weekend do Jornal de Negócios de sexta-feira, 10 de Julho de 2009:
IC - "O chá verde é um bocadinho diurético e faz perder alguns líquidos; pensa-se agora que tem uma substância que pode contribuir para o emagrecimento. Mas há que fazer atenção a isto: tem uma substância equivalente à cafeína, e beber todo o dia chá verde pode ter consequências (palpitações, excesso de estimulante cardíaco). "

AMR - "E os comprimidos naturais, são de fiar?"

IC - "Não. Acho mesmo que se deve rejeitar todos esses produtos. São classificados como suplementos alimentares e não têm nada de alimento! É uma falsa classificação. Eles são medicamentos, têm uma acção farmacológica. São autorizados pelo Ministério da Agricultura, não passam pelo Ministério da Saúde. Por isso, não se sabe o que lá está, que toxicidade têm, que características têm. Muitos desses produtos têm substâncias que têm efeitos secundários que podem ser prejudiciais - mesmo que sejam naturais. Por exemplo, uma coisa que entra muito nesses comprimidos: a ephedra. Deriva de uma planta chinesa e é prejudicial, apesar de ser uma planta."
3 comentários

Postagens mais visitadas