Algas do Atlântico à Mesa

Apesar de sermos um país à beira-mar plantado temos pouca tradição no consumo de algas. Mas é pena! Fui à conferência que anunciei sobre algas na alimentação humana e fiquei rendida.

As algas são alimentos riquíssimos em micronutrientes (vitaminas, minerais e oligoelementos) mas também possuem proteínas com aminoácidos essenciais, hidratos de carbono e pouca gordura, mas boa.

São utilizadas na alimentação humana desde tempos remotos e foi no Extremo Oriente que mais cedo se generalizou o seu consumo entre a população. Existem documentos chineses com 4000 anos que atribuem às algas propriedades determinantes da saúde, da longevidade e da sorte. Segundo números apresentados pela FAO (Food and Agriculture Organization), das Nações Unidas, produzem-se anualmente cerca de sete milhões de toneladas de algas frescas, das quais metade se destina à alimentação humana directa. O restante destina-se à indústria alimentar, farmácia, cosmética, fertilizantes, etc. Nos últimos vinte anos o consumo mundial de algas duplicou e, estou certa, serão alimentos de referência obrigatória neste século.

Muito mais haverá para dizer acerca das propriedades tanto nutritivas como terapêuticas e preventivas das algas. Recomendo a consulta do livro "Algas do Atlântico, alimento e saúde" de Clemente Fernández Sáa (editora Algamar), o qual, além de fornecer dados científicos, ensina a preparar as algas da nossa costa em mais de 70 receitas, e o sítio da Algamar, a primeira empresa espanhola especializada em algas desidratadas para alimentação humana como verdura. Adquiri o livro e algumas espécies de algas numa das lojas Celeiro-Dieta. As algas estão desidratadas e o seu aspecto é pouco atractivo, mas asseguro-lhes que, pouco depois de estarem na panela, reidratam e o seu aspecto muda completamente. Experimentem!

Na imagem, "hijiki", um cozido japonês com algas marinhas ("esparguete do mar"), cenoura, ervilhas e frango.

Fonte da imagem: http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/arch2008-04-06_2008-04-12.html
1 comentário

Postagens mais visitadas